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segunda-feira, 2 de março de 2009

Furar o sinal: infração que mais cresceu em São Paulo

Sei que é sábado, mas aqui em São Paulo até o sábado é congestionado, não é mais dia de descanso. É compra de supermercado, dia de fazer outras compras, dia de dar banho nos animais, dia de lavar o carro, dia de festa, um dia como qualquer outro em que tudo tem que caber nas 24 horas. Os problemas são os mesmos e confesso nunca vi tanta gente querendo furar o farol como agora. Fui dar uma olhada nos dados e veja só o que encontrei: um balanço do fim do ano passado.

Marronzinhos, policiais militares e equipamentos eletrônicos flagraram 4,6 milhões de infrações de trânsito no ano passado - 12% a mais que em 2007. Segundo relatório da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) avançar o sinal vermelho representa 7% do total. Lideram o ranking as autuações para quem desrespeita o rodízio, estaciona em local proibido, excede a velocidade e dirige falando ao celular. Ignorar o semáforo está em 5º lugar nessa lista, mas é a única dessas infrações que é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro. São sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 191,54.

O último relatório de acidentes da Companhia de Engenharia de Tráfego, divulgado no fim do ano passado, mostra que 33% dos acidentes fatais registrados na cidade em 2007 foram causados porque o motorista desrespeitou o farol vermelho. Entre os motociclistas, essa é a terceira causa de morte, atrás de transitar entre duas faixas e exceder a velocidade.

“Temos aí uma infração como prenúncio de um acidente”, disse o médico José Montal, diretor científico da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego. “O problema é que as pessoas imaginam que não vai acontecer com elas e acabam se arriscando.”Quando a multa chega e o motorista decide recorrer, as justificativas são, geralmente, muito parecidas: “Tinha alguém no carro quase morrendo a caminho do hospital, estava fugindo de um assaltante, deu passagem a uma ambulância, o lugar não era seguro ou, jura, passou no amarelo”.

“Mas nenhuma dessas desculpas são válidas para se cometer uma infração de trânsito”, afirmou o policial militar Julyver Araújo, que atuou durante quatro anos como conselheiro do Conselho Estadual de Trânsito, órgão que julga os recursos em segunda instância. “Se a pessoa admite que por algum motivo pessoal cometeu a infração ela tem que pagar um preço por esse comportamento.”

Você acredita que o principal motivo para esse tipo de infração seja a pressa ou uma situação de emergência? A verdade não revelada é que , na maioria das vezes, temos a impressão de que avançar o sinal vai nos dar preciosos segundos ou minutos nessa briga desenfreada no trânsito dos grandes centros. O problema mais uma vez não está apenas no comportamento proibido pelas leis de trânsito e sim nas consequências para o outro. A minha liberdade deve ir até onde começa a do outro. Isso vale para todas as atitudes que desrespeitam a coletividade, especialmente no trânsito onde sempre estaremos atrás, ao lado ou à frente de alguém.

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