Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Justiça suspende compra de apostilas 6.000% mais caras que livros didáticos

A juíza Marisa Vasconcelos, da 1ª Vara da Justiça Federal em Taubaté, concedeu liminar obrigando a Prefeitura de Taubaté a suspender a compra, sem licitação, apostilas que custariam até 6.000% mais caras que os livros do Programa Nacional do Livro Didático.
Com a decisão, a prefeitura não poderá efetuar qualquer pagamento à Expoente Soluções Comerciais e Educacionais, responsável pelo fornecimento das apostilas desde 2006 para as escolas municipais que deverá, agora, depositar eventual verba já recebida.

Para a juíza, o administrador tem o dever constitucional de ser zeloso com os recursos público, além de ter que ser razoável às necessidades da população e sempre evitar desperdícios. Assim, segundo a magistrada, o prefeito de Taubaté não se pautou por esses princípios ao dispensar livros didáticos fornecidos gratuitamente pela União, prorrogando um contrato oneroso e fora da previsão legal.

A decisão atendeu ao pedido feito pelo Ministério Público Federal em uma ação cautelar. Segundo a Procuradoria, a prefeitura pagaria R$ 10,5 milhões, verba da União, para renovar o contrato com a Expoente. O autor da ação, procurador da República João Gilberto Gonçalves Filho, alega que o prefeito Roberto Peixoto, no fim de 2008, prometera fazer uma licitação. Ele não a realizou porque, segundo o Departamento de Educação e Cultura, "não haveria tempo para a concorrência".

Entre outros argumentos, a prefeitura afirmou que realizou a licitação e que as contas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas, ressaltando a impossibilidade de devolver as importâncias já pagas à empresa contratada (art.59, Lei nº.8.666/93), além de sua autonomia política, administrativa e financeira.

Li a notícia no "Última Instância" e vale um breve comentário: com que descaso o governante trata a verba pública, como se a fonte fosse inesgotável e o desperdício não fizesse diferença. Para quem essa gente pensa que governa?

E mais: para que servem os livros didáticos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário