Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de março de 2009

Secretário de Segurança de São Paulo pede demissão depois de suspeitas de corrupção

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Ronaldo Marzagão, pediu demissão do cargo na noite desta terça-feira. Sua gestão foi marcada por greve da polícia e denúncias. O governador José Serra (PSDB), que tinha Marzagão como secretário desde o início de sua gestão, aceitou o pedido, ressalvando que considera Marzagão "um exemplo de integridade, lealdade e dedicação". Apesar de Marzagão ter alegado "motivos estritamente pessoais", o desgaste provocado pelas acusações de corrupção contra seu ex-secretário-adjunto Lauro Malheiros Neto contribuiu para sua saída. Não havia outra saída para o secretário.


Malheiros deixou o cargo em maio de 2008, mesmo mês em que o policial civil Augusto Peña foi preso sob suspeita de extorsão de dinheiro. No dia 4 de fevereiro de 2009, Peña prestou depoimento ao Ministério Público acusando Malheiros de vender cargos de chefia dentro da Polícia Civil. Ele disse ainda que um esquema de corrupção funcionava na sede da Secretaria de Segurança. Malheiros nega todas as acusações. Para obter a vaga, os interessados pagariam de R$ 100 mil a R$ 300 mil, além de pagamentos mensais ao ex-secretário. Uma das hipóteses é que os policiais pagavam para ficar em delegacias onde depois poderiam praticar algum crime, como extorsão, e obter lucros.


Peña também admitiu ao Ministério Público ter exigido dinheiro para não prender, em março de 2005, Rodrigo Olivatto de Morais, 28, enteado de Marco Willians Camacho, o Marcola, tido pela polícia e pelo Ministério Público como chefe da facção criminosa PCC. Ao assumir parte dos crimes imputados a ele pelo Ministério Público, Peña tenta obter o benefício da delação premiada.


Como já sitei aqui no blog, em entrevista concedida no último dia 13, Marzagão admitiu que as denúncias de corrupção desgastam a imagem da polícia e da pasta. Na ocasião, o ex-secretário afirmou que "não ia jogar a poeira debaixo do tapete". No início de março, o Ministério Público do Estado em Guarulhos recebeu um vídeo amador no qual o sócio de Malheiros, o advogado Celso Augusto Valente, explica a um policial como funciona o esquema de vendas de sentenças. Marzagão afirmou desconhecer as denúncias contra Malheiros e declarou-se "surpreso" e "impressionado" com as acusações contra o ex-secretário-adjunto. Segundo Marzagão, as investigações sobre as denúncias estão sendo acompanhadas pela secretaria. "Desde o início da nossa gestão, 474 policiais militares e 186 policiais civis foram demitidos".


Além da suspeita de venda de cargos na Policia Civil, a Polícia Militar de São Paulo também enfrenta dois casos de suspeita de irregularidades. Desde o início de março, nove policiais militares foram presos por suspeita de extorquir perueiros irregulares e receber propina da máfia do jogo na Grande São Paulo. O outro escândalo na PM aponta a existência de um suposto grupo de extermínio composto por policiais suspeitos de matar e decapitar pessoas na Grande São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário