Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de março de 2009

Novo secretário da educação de São Paulo é o ex-ministro Paulo Renato

A secretária de Educação de São Paulo, Maria Helena Guimarães, pediu demissão ontem e será substituída pelo deputado federal e ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza. A troca do comando foi confirmada pouco depois das 12h desta sexta-feira pelo governo estadual.
Segundo nota divulgada pela Secretaria de Comunicação, o pedido de demissão se deve "por motivos estritamente pessoais" e Maria Helena continuará prestando assessoria para a secretaria.

Neste mês, a secretaria foi duramente criticada por professores da rede estadual por causa de erros em 500 mil livros didáticos distribuídos pela pasta. Um livro didático de geografia, usado por alunos da 6ª série do ensino fundamental nas escolas públicas, mostra o Paraguai duas vezes em um mapa da América do Sul e exclui o Equador. O problema aparece tanto nos livros destinados aos estudantes quanto nas publicações destinadas aos professores.

"Ele tem mais peso político para as eleições de 2010", disse Maria Helena sobre Paulo Renato em entrevista ao Estado. A mudança de Secretaria seria parte das ações que o governo do Estado está para tomar antes das eleições presidenciais de 2010, na qual José Serra é um dos possíveis candidatos para concorrer pelo PSDB.

Sem dúvida, a repercussão da notícia sobre o erro nos livros didáticos não agradou o governador Serra que está com atenção fixa nas eleições de 2010. A secretária de educação é sem dúvida uma das pastas mais difíceis de se admistrar, o próprio governador Serra declarou isso. Ter o nome do ex-ministro da educação do governo FHC é para Serra sinal de garantia de uma boa escolha.

Qual é sua opinião sobre o assunto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário