Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de março de 2009

Você já pensou em ser doador?

Em 2002 havia apenas 12 mil doadores cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Isso tornava paraticamente nula a chance de um paciente encontrar um doador compatível. Como resultado do trabalho da Associação de Medula Óssea (AMEO), ocorreu uma mudança de cenário da captação de doadores em todo país. Atualmente o Registro Nacional tem 980 mil doadores cadastrados e a Associação continua estimulando a criação de novos centros de recrutamento no Estado de São Paulo e em todas regiões do país. Existem, em média, 2500 pacientes que aguardam um doador compatível. Eles dependem da solidariedade da sociedade civil para se cadastrar como doador voluntário de medula óssea.

Tão importante quanto aumentar o número de doadores cadastrados é manter o registro atualizado. Em alguns casos, a equipe tem dificuldades para encontrar os doadores porque os dados de endereço e telefone já não são mais os mesmos. É imprescindível manter os dados atualizados!

A maior barreira a ser vencida é a disposição em se tornar um doador de medula óssea. Depois vem a questão da compatibilidade entre medulas do doador e receptor. Um transplante exige 100% de compatibilidade e a chance de encontrar uma medula compatível no registro brasileiro é em média de 1 para 100 mil. Mais de 60% dos pacientes não possuem doadores na família, nesse caso a saída é fazer a busca entre os grupos étnicos cadastrados. Portanto, quanto maior esse grupo de doadores, maiores as chances dos que aguardam por um transplante.

Se você quer ser um doador de medula óssea precisa ter de 18 a 55 anos e estar em bom estado de saúde. No hemocentro da sua cidade, é feito um exame de sangue para o teste de compatibilidade (tipagem HLA). Essas informações seguem para o Registro Nacional. Quando aparecer um paciente com a medula compatível com a sua você será chamado e novos testes serão feitos. Neste site você encontra todas as informações: www.ameo.org.br

Para você, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte. Este é um gesto de amor ao próximo. Sempre quis ser doadora e acredito que já tomei minha decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário