Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de março de 2009

Brasil ocupa pior colocação em ranking de diferenças salariais entre os sexos.

As mulheres brasileiras recebem, em média, salários 34% inferiores aos dos homens, a maior diferença registrada entre os 20 países pesquisados para um estudo divulgado nesta quinta-feira pela Confederação Sindical Internacional, com sede em Bruxelas. A CSI engloba 312 sindicatos de 157 países que representam juntos um total de 170 milhões de trabalhadores.

O resultado no Brasil supera a média dos países pesquisados, que é de 22% de diferença entre as remunerações entre homens e mulheres durante o ano de 2008. Foram realizadas entrevistas com 300 mil trabalhadores entre 16 e 44 anos de idade em 20 países, 35 mil deles brasileiros. As estatísticas da Confedereção contradizem os números oficiais dos governos, segundo os quais as mulheres de todo o mundo ganhariam, em média, 16,5% a menos que os homens. Depois do Brasil, a África do Sul é o país com a maior diferença salarial, de 33%, seguida por México e Argentina. A Índia é o país onde as condições são menos díspares entre os pesquisados, com uma diferença salarial de 6,3%.

Para Sharran Burrow, presidente da CSI, trata-se de um problema de múltiplas causas.
O estudo indica que as mulheres com nível de qualificação superior enfrentam as maiores diferenças salariais. Um maior número de mulheres que de homens ocupa postos de trabalho de tempo parcial ou que exijam menor qualificação em relação ao seu nível de estudos porque têm que trabalhar e cuidar da família ao mesmo tempo. Isso faz com que a diferença salarial aumente com a idade, já que os cargos de alto nível estão relacionados à experiência e aos anos de trabalho. Os homens têm geralmente mais tempo de trabalho que as mulheres, porque elas assumem a maior parte das responsabilidades familiares, conclui a pesquisa.

Quer dizer então que estamos mais perto da África do Sul do que da Índia em termos de diferenças salariais? Acho que isso ninguém arriscaria afirmar. Você não acha que as mulheres deveriam ser compensadas em termos salariais justamente por terem que conciliar o tempo dedicado ao trabalho e à família?

4 comentários:

  1. Oi Roxane, é gostoso ler seu blog e te ver na ativa.

    ResponderExcluir
  2. Olá Roxane,

    Desde já vou me desculpando pelo comentário totalmente off-topic e necessariamente um pouco longo, mas gostaria de dizer que fico muito feliz em saber que você está de volta à ativa com este blog e com seu trabalho na Cultura AM e FM. Durante anos, fui seu ouvinte assíduo no Noite Total; inclusive, certa vez lhe enviei um e-mail discordando de sua abordagem a determinado tema, e você me respondeu defendendo seu ponto de vista mas dentro do maior fair play, como convém a uma jornalista que preza o seu público.

    Fiquei triste quando soube que o que eu imaginava fossem suas férias, no final de 2008, na verdade era um afastamento definitivo. Na minha opinião, que inclusive manifestei por e-mail à diretora nacional de jornalismo da CBN, o Noite Total perdeu muito em qualidade jornalística. Não adianta um âncora ser multifuncional, multiuso ou o que quer que seja se faltar embasamento cultural (no sentido do domínio da informação, mesmo), capacidade investigativa e analítica, e empatia tanto com os entrevistados quanto com os ouvintes. Você faz muita falta na CBN, e a maior prova disso é a merecidíssima conquista do penta no Troféu Mulher Imprensa. (Eu me orgulho de ter sido um de seus eleitores.) Parabéns pra você, e muito sucesso em suas novas atividades e em tudo mais que vier a fazer daqui em diante!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Roxane. Eu não gostaria de vincular a igualdade salarial das mulheres ao fato delas terem que conciliar o trabalho com a família e sim a sua competência e a sua produtividade que hoje em dia está maior que a dos homens em muitos segmentos profissionais, independentemente se ela é casada, tem família ou não!
    Beijos e parabéns por sua semana, estendo também às suas leitora!

    Luiz Alberto - São Paulo - Capital

    ResponderExcluir
  4. Thulum, lembro de você e também da sua participação no Noite Total. Que ouvintes maravilhosos, bem informados, amáveis e críticos quando necessário. Sentia muita falta disso, por isso resolvi criar o blog. Agora o mesmo conteúdo está nesse endereço: www.sidneyrezende.com.br/roxane/blog. Recebi o convite do meu amigo, jornalista da Globonews para escrever no portal de notícias e aceitei. Passe por lá, logo vou desativar esse e ficar só com o outro. Obrigada por escrever à diretora e deixar sua opinião. Obrigada também pelo voto, recebi o prêmio na segunda e fui muito aplaudida e elogiada, estou nas nuvens.
    Obrigada por ser meu ouvinte!

    ResponderExcluir