Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Pague quanto puder!

Já que é sexta-feira uma boa dica de teatro...

Nove anos depois de terem se transformado oficialmente em companhia teatral, a Cia. Livre, idealizada por Cibele Forjaz, inaugura sua sede na sexta-feira, 6 de fevereiro, às 21h. Na abertura do espaço, batizado de Casa Livre, o espetáculo "Vemvai - O Caminho dos Mortos" volta ao palco em uma nova versão.

A peça, que rendeu os prêmios Shell 2008 de Teatro, de melhor direção para Forjaz e de melhor atriz para Lúcia Romano, é uma criação de Newton Moreno, em parceria com a Cia. Livre, a partir da recriação de mitos e cantos sobre as concepções da morte de povos ameríndios. No elenco estão Cristina Lozano, Christian Amêndola, Edgar Castro, Henrique Guimarães, José Eduardo Domingues e Raquel Anastásia.

Para a inauguração, a peça ganhou uma nova versão, mais enxuta, de 90 minutos, focada na relação entre vivos e mortos e seus múltiplos sentidos para a vida. O tema é instigante e nos faz pensar não no fim das coisas mas no sentido da transformação do homem. Mas o que realmente me chamou a atenção foi a iniciativa de deixar em aberto e portanto a critério do espectador o preço do ingresso. Segundo a própria diretora da Companhia, cada pessoa paga quanto puder e quiser pela apresentação. Todos perguntariam: e se a idéia não der certo, se ninguém quiser pagar nada, se não houver bilheteria? Qual é o risco?

Cibele diz que todo espetáculo é um risco, além disso aposta no interesse e bom senso do público de teatro. Concordo: as pessoas vão contribuir com o que podem ou acham que vale uma boa peça. Isso dá ao cidadão interessado em teatro uma liberdade de escolha e um senso de responsabilidade pelos bens culturais da cidade, pela valorização e sobrevivência do que é produzido. Gosto muito dessa idéia!

Para sediar a Casa Livre, o galpão passou por reformas. A principal ideia da companhia foi projetar um espaço que permitisse experimentar diversas linguagens e estilos de palco. Entre as adaptações que o ambiente sofreu estão dois banheiros para o uso de deficientes físicos.

O projeto já prevê para abril a estreia do espetáculo "Raptada pelo Raio", livre recriação de um mito-canto ameríndio, marcando a continuidade de pesquisa da Cia. Livre.
Então vamos conferir a proposta da Cia. Livre...o preço do ingresso é você quem faz!

A Casa Livre fica na Rua Pirineus, 107, Barra Funda, região central de São Paulo, SP. O telefone para mais detalhes: 3564-3663.

2 comentários:

  1. Que bom tê-la de volta, Roxane!
    Acompanhei durante anos seu programa na CBN, conduzido sempre com inteligência e sensibilidade. Continuarei sua ouvinte, agora na Cultura (onde também trabalhei, nos anos 1970, depois de, na Rádio Mulher, ter sido a primeira locutora de futebol do rádio brasileiro).
    Grande abraço e sucesso na nova empreitada!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Baby pela visita. Sinta-se em casa. Participe sempre que puder e dê sugestões. Que história é essa? Gostaria de conversar com vc por telefone sobre o assunto. Me mande um contato para roxane.re@uol.com.br
    Bjs...

    ResponderExcluir