Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O fim de um relacionamento.

Foi inventada uma solução para extravasar a raiva pelo fim de um relacionamento, em vez de ficar cultivando mágoas. Nos Estados Unidos, uma academia lançou uma aula de boxe para ajudar os solitários a fazer terapia ao mesmo tempo em que queimam calorias. A rotina de exercícios apelidada de "o fator ex" estimula os alunos a levar fotos de seus ex-namorados, ou ex-namoradas, e descarregar toda a raiva contida. Alguns dos que experimentaram o programa dizem que as decepções passadas dão o fôlego que precisam para aguentar a bateria de chutes e socos. Será que essa é a saída?

A professora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP, Ivonise Fernandes da Matta, afirma que sem dúvida é muito bom extravasar a energia contida. Para ela, esse momento de separação é valioso para reavaliar a própria vida, os próprios valores. Essa reflexão seria importante antes de partir prematuramente para outros relacionamentos. Segundo a doutora Ivonise, a pessoa também pode ganhar com o momento da separação. Penso que adiamos o possível, isso quando não fugimos de nós mesmos.

Rapidamente vem a razão e suas dúvidas. Como recuperar a disposição para a vida? Quanto tempo isso vai levar? Onde buscar novamente a felicidade?
De outro lado, as certeza do coração. Não é possível trocar um parceiro como se troca de sapatos, ainda que a situação esteja insustentável. Haverá em um canto secretamente guardado as boas lembranças que teimam em voltar e as tristezas que precisam ser aceitas. Não é um processo fácil para ninguém , ainda mais doído para quem já conhece essa estrada.

Mas será melhor realizar a travessia a ficar olhando pela janela o mundo lá fora e não ter coragem de romper. O casal do filme "Revolucionary Road" ("Foi apenas um sonho") vai do sonho ao pesadelo. Eles transitam e se enfrentam no espaço da acomodação, do amor sufocado, dos sonhos esquecidos, das cobranças e da falta de perpectivas. Tão comum e comovente a realidade dos personagens de Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, vista pelo olhar do diretor e marido dela Sam Mendes.

Como enfrentar essa travessia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário