Total de visualizações de página

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Hoje é segunda.

Nem bem começou 2009 e o congestionamento bate recorde do ano em São Paulo...

O índice de lentidão na manhã de hoje atingiu 116 quilômetros às 8h30, segundo medição da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o maior do ano. O grande número de acidentes ocorridos durante a madrugada e início da manhã deixaram reflexo nas vias da cidade, complicando o trânsito. Algumas árvores que caíram durante a tarde de ontem também causavam transtornos aos motoristas. A zona sul era a região com maior número de trechos com tráfego carregado.

Passado o ano eleitoral e as promessas, o problema do trânsito continua nas ruas como podemos ver. Dados de 2008 já apontavam para uma situação preocupante, à beira do limite. Vamos relembrar: após atingir a marca histórica de 6 milhões de veículos em fevereiro, a frota de São Paulo cresceu acima da média no mês de março segundo dados recém-divulgados pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito). O ano passado, com os expressivos resultados de vendas da indústria automobilística, contribuiu para a piora do problema urbano enfrentado por São Paulo: carros demais para ruas de menos.

Nos últimos dez anos, o número de veículos cresceu 25%, enquanto a infra-estrutura urbana, com a quantidade de ruas e avenidas, aumentou apenas 6%, segundo dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Essa "invasão sobre rodas" nos 17 mil quilômetros de vias da capital é um dos fatores que impulsiona os crescentes recordes de congestionamentos registrados na maior cidade da América do Sul.

Existe solução para a cidade voltar a andar? Há várias propostas e muitos interesses. O que sempre se fala é na falta de investimentos do últimos anos jogando a responsabilidade para as gestões anteriores. Nós, moradores dessa cidade, podemos e devemos fazer a nossa parte? Já estão funcionando na prática muitas iniciativas criativas. Amanhã vou falar sobre uma delas.

Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário