Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Pensando em soluções para o trânsito.

Demorei um pouco para fazer a pesquisa, o assunto merecia atenção especial. Várias soluções são apontadas, algumas já estão em prática e outras por serem polêmicas continuam no campo da discussão.

Consertar as ruas durante a noite evitar transtornos de dia e coodenar melhor os semáforos, são duas medidas que poderiam trazer maior fluidez para o trânsito. Há soluções que afetam o bolso do cidadão: aumentar impostos dos automóveis grandes e cobrar pedágio para acesso ao centro, talvez a medida mais polêmica e já adotada por vários países. Ponto raramente mencionado no discurso dos gestores públicos, os estacionamentos em vias públicas têm um peso nada desprezível nos congestionamentos. Mais do que uma medida para garantir a fluidez do tráfego, as ações visam desestimular o uso do automóvel, já que costumam vir associadas a um aumento das tarifas de estacionamento.

O rodízio rotativo por placas ainda é a medida de maior impacto na melhoria do trânsito da cidade, apesar de não ter o mesmo efeito de quando foi criado em 1997. Outras medidas: faixas exclusivas para ônibus, vagas para carros em terminais de transporte e restrição à circulação de caminhões. Agora a medida mais solicitada: a ampliação e melhora da infra-estrutura de transporte da cidade, mais metrô, trens e ônibus. Ao contrário do que muitas autoridades afirmam, o transporte público sozinho não é capaz de resolver todos os problemas do trânsito. A ampliação está sempre entre as promessas de campanha eleitoral, mas é só parte da solução. Certamente uma infra-estrutura melhor pode fazer com que as pessoas optem por deixar o carro em casa.

Algumas dessas medidas podem ser implementadas por iniciativas estatais ou por governos locais. No entanto, há várias alternativas que podem ser assumidas pela população e são dessas que mais gosto. Uma delas é compartilhar o automóvel. Isso depende muito de fatores culturais que levam algum tempo para mudar. A idéia começa a ganhar corpo em São Paulo quando virar uma prática pode trazer bons resultados.

A pesquisa nessa direção me levou ao projeto "MelhorAr" que é um programa de carona corporativa desenvolvido com o objetivo de minimizar os impactos do trânsito, emissão de CO2, entre outros transtornos causados pelo acúmulo de veículos nas ruas. O programa visa cumprir o importante papel social de integrar pessoas em prol de um bem comum. Vale a pena dar uma passada no site: http://www.projetomelhorar.com.br/. Há outras iniciativas nesse sentido.

Por fim, e essa também depende de nós, é promover o hábito de caminhar e deslocar-se em bicicletas, o que vale para curtas distâncias. Claro que é necessário espaço para ciclovias que somente virão com a pressão da sociedade. Melhora a saúde da cidade e da população, apesar da nossa incrível e crescente frota de carros: mais de 8 milhões e meio na região metropolitana.

Qual dessas medidas mais te agrada? E por que?

Um comentário:

  1. adorei o texto, eu moro em Campo Grande MS e tem tudo a haver aqui. Valeu por postar este texto.

    ResponderExcluir