Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Fóruns de São Paulo guardam arsenal de modo precário

Um arsenal de cerca de 240 mil armas de fogo, suficiente para equipar quase duas vezes todos os policiais militares e civis de São Paulo, está armazenado nos 678 fóruns do Estado de maneira precária. Há desde armas de fabricação caseira até fuzis e metralhadoras. Sem local exclusivo para guardar esse arsenal, juízes são obrigados a misturar as armas com outras provas judiciais, como brinquedos, fraldas e até estocá-las em depósitos improvisados em garagens.

A equipe de segurança também é deficiente. Para os 678 prédios, a Justiça tem só 350 vigilantes, mas que não são exclusivos para o armamento. Para minimizar o problema, juízes solicitam o auxílio de policiais militares ou de vigias emprestados por prefeituras.

O perigo do armazenamento precário é o risco de as armas voltarem às mãos de criminosos. Como ocorreu, por exemplo, em abril de 2005, quando 50 armas do fórum de Mauá, no ABC paulist, sumiram. Segundo investigações, um delas foi apreendida antes de servir para a fuga de um chefe de facção criminosa.

Uma comissão do Tribunal de Justiça estuda, em sigilo, formas de resolver o problema. As armas, para a Justiça, são "coisas apreendidas" e por lei, só podem ser destruídas no final do processo, que dura em média cinco anos. A situação é considerada tão grave que o Ilanud (Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente) tornou sigilosa uma pesquisa que pretendia divulgar em 2007 sobre "O Controle de Armas Apreendidas pela Polícia". Os pesquisadores ficaram temerosos em chamar a atenção para a fragilidade do sistema.

Um comentário:

  1. Deus me livre!
    Precária são as condições de armazenamento, precário é o sistema de segurança nacional. Todos sabem, por quê o segredo?

    ResponderExcluir