Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Embrapa inicia teste de vacina em porcos

O Brasil dará sua contribuição no combate à gripe suína que já provocou 7 mortes no México, 1 nos EUA e 148 casos confirmados em 9 países até o momento.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária dá início hoje aos testes com vacinas comerciais já existentes para combater gripes suínas em porcos. Será utilizado o vírus da atual doença que já fez vítimas no México e nos Estados Unidos. O teste é parte de um estudo feito em parceria com o laboratório virtual da Embrapa (Labex-EUA) e o Departamento de Agricultura dos EUA.

Caso as vacinas já existentes surtam efeito no enfrentamento à enfermidade, um combate eficaz à doença nos porcos poderá ser verificado num período de 4 a 6 semanas. Atualmente, a Organização Mundial de Saúde estima em aproximadamente 6 meses o prazo para obtenção da vacina específica para seres humanos. O estudo será feito nos Estados Unidos porque o Brasil não possui porcos infectados com o vírus.

Segundo a Embrapa, ainda que a maior preocupação dos órgãos internacionais seja o fato de a doença estar sendo transmitida apenas entre os seres humanos, a pesquisa é importante porque, caso haja alguma contaminação do homem para o animal, a capacidade de transmissão para os seres humanos pode dobrar.

Um comentário:

  1. Em seis meses teremos vacinas para humanos? Prazo curto pra ciência e longo pra quem está em área de risco.
    Não sei não, mas penso ter ouvido notícia sobre já ter ocorrido a contaminação de porcos por um humano nos EUA.

    ResponderExcluir