Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Lula diz que quer ser 1º presidente do Brasil a emprestar ao FMI

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse após a cúpula do G20 que pretende entrar para a história como o primeiro presidente brasileiro que emprestou dinheiro para o Fundo Monetário Internacional, o FMI. Serão necessários mais US$ 1,1 trilhão para combater a crise e a maior parte deve ser destinada ao Fundo. O ministro Guido Mantega não revelou o valor que o Brasil vai destinar ao órgão internacional de crédito. O Brasil está em negociação para que o dinheiro ao Fundo seja na forma de um empréstimo, para que as reservas do país não diminuam.

*********************

Lula afirmou que os líderes do G20 assumiram durante a cúpula a "responsabilidade de decidir a rodada de Doha". Para ele, os chefes de Estado compreenderam que o desfecho da rodada "é um sinal muito forte para melhorar os efeitos da crise". Para o presidente aconteceu algo novo:
"uma coisa que eu venho tentando há quatro anos aconteceu hoje, passar a discussão da rodada de Doha para os líderes políticos, e não para os técnicos". O presidente voltou a insistir na necessidade de restabelecer o fluxo de crédito internacional para que os países possam restabelecer o fluxo de suas balanças comerciais.

********************

O presidente disse ainda que as decisões tomadas pelo G20 terão um impacto positivo na economia do Brasil, mas não se arriscou a fazer previsões sobre o desempenho da economia brasileira em 2009. Ele rejeitou as projeções da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que indicam uma queda de 0,3% no PIB brasileiro este ano, dizendo estar "mais otimista" do que a organização.

********************

Em entrevista ao programa de TV da BBC "News night", o presidente Lula afirmou ao jornalista Gavin Esler que a crise econômica colocou os países ricos diante dos países em desenvolvimento em igualdade de condições e que uma nova ordem mundial é inexorável. Vale a pena ouvir a edição dessa entrevista no site da BBC Brasil. E pra você qual dessas afirmativas do presidente Lula tem maior impacto?

1. Podemos emprestar para o FMI.

2. A rodada de Doha vai sair do papel para resolver a crise.

3. As medidas do G20 terão impacto positivo na nossa economia.

4. A crise estabeleceu uma nova ordem mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário