Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Estudo mostra que 31% das mulheres nunca fizeram exame de câncer de mama

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha mostra que 31% das mulheres brasileiras nunca fizeram exames para detectar câncer de mama, sobretudo as que usam o sistema público de saúde. O levantamento, encomendado pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), mostra ainda que 14% das entrevistadas não sabem o que fazer para se prevenir. Foram ouvidas mais de mil e oitocentas mulheres com idade entre 35 e 65 anos, moradoras de 17 capitais brasileiras.

Outro alerta: apenas 17% das entrevistadas já procuraram algum especialista diante da suspeita de câncer de mama. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que 48 mil novos casos da doença foram detectados no Brasil apenas em 2008.

Me preocupa que as mulheres não procurem o sistema de saúde para evitar o câncer de mama, uma doença que vem avançando rapidamente devido a vários fatores da vida moderna. Fica claro que prevenir a doença não é prioridade para essas mulheres porque lhes faltam informações. E justamente um tipo de câncer que pode ter cura se descoberto logo. Outras vezes, o medo faz com que as mulheres adiem o exame. Por isso, continuam sendo fundamentais as campanhas conscientização e prevenção nesse país. Muitas mortes podem ser evitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário