Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de junho de 2010

Especialistas debatem estratégias de combate ao consumo do crack

Resolvi voltar ao assunto. Matéria da Agência Brasil desta terça destaca o debate que acontece no Rio de Janeiro sobre estratégias para o combate do consumo do crack. Especialistas brasileiros e estrangeiros estão reunidos na sede da ONG Viva Rio. Um documento com recomendações será distribuído a equipes do Programa de Saúde da Família. Segundo o diretor da Viva Rio, Rubem Cesar Fernandes, o Brasil ainda não tem pessoal preparado para lidar com o vício do crack e é preciso definir estratégias para agentes de saúde e assistentes sociais.

A experiência dos EUA, com a redução de danos para os dependentes, apresentada no encontro, deve ser uma das iniciativas adotadas pelas equipes de saúde. A proposta é minimizar as consequências da violência e de saúde entre os usuários, oferecendo kits seguros para evitar, por exemplo, as feridas na boca que podem ser focos de contaminação de hepatite.

O coordenador da área de saúde mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado, disse que a redução de riscos é um dos componentes da política de ampliação do acesso a serviços de prevenção e tratamento. O Ministério informa que está ampliando de 2,5 mil para 5 mil o número de leitos para internação de curto prazo em hospitais gerais em todo o país, transformando os Centros de Atenção Psicossocial em atendimento 24 horas e investindo na criação de Consultórios de Rua e Casas de Acolhimento. Um Consultório de Rua deve ser instalado ainda este ano no Rio, na região da Lapa.

A troca de experiências é muito bem vinda e pode trazer resultados se os agentes receberem as orientações sobre como lidar especificamente com a dependência de crack. A ampliação do acesso a serviços de prevenção e tratamento deve ser contínua.

3 comentários:

  1. A POLICIA FEDERAL DOBROU OS BRAÇOS PARA O COMTE AS DROGAS. MOTIVO DO GOVERNO LULA TER SIDO DESASTROSO NESTE TEMA QUE MATA GRADUALMENTE NOSSA JUNVENTUDE.
    UM OUTRO PONTO FUNDAMENTAL É A ATUAÇÃO DAS POLICIAS ESTADUAL....DESASTRE TOTAL EM TODO O BRASIL.
    O SERRA SÓ CULPOU A PRODUÇÃO SEM DIZER DAS RESPONSABILIDADES EXISTENTES NA LOGISTICA E DISYRIBUIÇÃO QUE DEVERIA SER COMBATIDA PELO GOVERNO LULA.

    DE JUIZ DE FORA, PEDRO CASTRO NORONHA

    ResponderExcluir
  2. Gostei do tema do blog,assim os ''adolecentes'' como eu podem ficar mais a par do assunto sobre o q acontece em relações a esses tipos de coisas.parabéns.apesar de serem assuntos diferentes se puder passa lá dps???to seguindo seu blog bj

    ResponderExcluir
  3. cdc.porque.a.chachina.en.lauro.de.freitas.em.marco.de2010.por.pólicias.usando.lei.marcial.junio.policia.e.romdespe

    ResponderExcluir