Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Concursos Públicos: fraudes há 16 anos

A quadrilha que fraudava concursos por todo o país e foi desarticulada pela Operação Tormenta da Polícia Federal atuava há 16 anos. Como isso é possível? E por tanto tempo? Os criminosos foram descobertos atrvés de uma investigação de rotina feita pela PF durante o concurso de 2009.

As investigações começaram durante a análise de dados da vida dos candidatos, parte do sistema de proteção adotado pela PF para selecionar os novos agentes.

A quadrilha chegava a cobrar 50 mil dólares dos candidatos. Seis candidatos que se formariam nesta sexta-feira na Academia da Polícia Federal foram desligados.

Doze membros da quadrilha estão presos e serão indiciados por formação de quadrilha, quebra de sigilo funcional, estelionato, receptação e falsificação de documentos públicos. Entre os líderes da quadrilha estão um dono de universidade da região de São Paulo e um policial rodoviário federal.

A PF também descobriu que houve fraude nos concursos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deste ano e da Receita Federal de 1994. Também estão sob investigação os concursos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Cerca de 130 mil candidatos se inscreveram nos três concursos públicos supostamente fraudados pela quadrilha que atuava em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário