Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Nos tempos da globalização via internet

Já estava preparada para outro assunto quando encontrei essa notícia. Com apenas uma semana de vida, o blog Awkward Family Photos, ou Fotos Esquisitas de Família, em tradução livre, está recebendo mais de 2 milhões de visitas por dia. Os autores também já foram procurados por três editoras interessadas em publicar um livro com as fotos.

O blog foi criado por dois americanos, Mike Bender e Doug Chernak, que cresceram juntos em Nova Jérsei e hoje trabalham como escritores em Los Angeles. "A gente se deu conta de que há algo de universal sobre a esquisitice de famílias e achamos que seria bacana fazer um blog. E qual a melhor maneira de mostrar isso do que as fotos de família, algo com que todo mundo pode se identificar?"

Os dois voltaram para a casa e começaram a procurar fotos antigas. A dupla encontrou mais fotos na internet e pediu a amigos que doassem fotos para o projeto. Um amigo que trabalha em uma estação de rádio anunciou o blog e outras estações foram atrás. "Acho que há algo de catártico para as pessoas em dividir a esquisitice de suas famílias e era isso que esperávamos que o site se tornasse, uma celebração comunitária da esquisitice."

De fato, não há nada mais esquisito, engraçado, trágico, comum, do que revelar intimidades de família, talvez por isso tamanha a adesão. Mas o que mais me intriga é o alcance que os fatos ganham na web. Vocês devem se lembrar de outro fenômeno recente. Uma dona de casa escocêsa transformou-se em celebridade mundial ao ter exibido o vídeo da apresentação em um programa de calouros no youtube. Claro que estou falando de Susan Boyle. O fenomenal dessa história não é o talento indiscutível dessa mulher, mas a repercussão dos fatos em tempos de globalização via internet. Nesses dois casos para o bem. O que você pensa disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário