Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de março de 2011

TV e computadores prejudicam o sono: alerta para os pais

A dependência de televisores, telefones celulares e laptops pode estar custando caro aos norte-americanos na hora ir para a cama. A tendência nacional de assistir TV, jogar videogame ou checar emails e mensagens de texto até a hora de ir dormir pode estar interferindo no sono da população.O problema está no excesso, disse  Russell Rosenberg, vice-presidente da Fundação Nacional do Sono, com sede em Washington.
Quase 95% das pessoas ouvidas no estudo disseram usar algum tipo de equipamento eletrônico uma hora antes de ir para a cama, e cerca de dois terços admitiram que não dormem o suficiente durante a semana. Charles Czeisler, da Escola Médica de Harvard e do Hospital Brigham and Women's, de Boston, disse que a exposição à luz artificial antes de dormir pode aumentar a vigilância e suprimir a liberação da melatonina, um hormônio que induz ao sono.
A geração que tem hoje de 46 a 64 anos são os mais propensos a abusarem da TV antes de dormir, enquanto mais de um terço dos adolescentes de 13 a 18 anos e 28% dos jovens de 19 a 29 anos joga videogames antes de deitar. Além disso, 61% também relataram ter usado seu computador ou laptop pelo menos algumas noites por semana.
E a propensão a ficar conectado faz com que, mesmo conseguindo adormecer, as pessoas acabem sendo acordadas por celulares, mensagens de texto ou emails durante a noite.
Os adolescentes de 13 a 18 anos são o grupo mais privado de sono, ou seja, 22% deles se consideram "sonolentos", contra apenas 9% dos adultos de 46 a 64 anos.
Especialistas em sono recomendam que os adolescentes durmam 9 horas e 15 minutos por noite, mas os adolescentes ouvidos no estudo dormiam em média 7 horas e 26 minutos nas noites durante a semana.
A insuficiência de sono está afetando negativamente o trabalho, o humor, a família, o jeito de dirigir, a vida sexual e a saúde dos norte-americanos, segundo os estudiosos da Fundação. Todos os grupos etários enfrentam isso consumindo bebidas cafeinadas (em média três copos grandes por dia) e tirando cochilos diurnos, às vezes mais de um por dia.
E fica o alerta: "Os pais deveriam tirar essas tecnologias do quarto dos seus filhos se quiserem que eles tenham um bom desempenho (na escola)". As informações foram divulgadas pela agência de notícias Reuters.
Eu acrescentaria apenas que se o estudo vale para os americanos deve valer pelo menos em parte para nós brasileiros que incorporamos esse comportamento consumista.

Um comentário:

  1. O efeito dessa quase total dependência de pessoas por esses meios eletrônicos, computador e tv, principalmente à noite adentro, assemelha-se à vida dos viciados pelo crac. Isso é lamentável, e o pior é que a dependência desses meios eletrônicos ocorre em quase todas as classes sociais da população. Mas tenho conhecimento que em alguns lares de pessoas evangélicas, a vida transcorre de maneira bucólica, mesmo elas morando nos grandes centros urbanos, pois nesses lares não existem computador, tv, aparelhos de som e etc. O que há é a bíblia, livros e um piano.
    Está de parabéns a nobre jornalista pela reportagem de sua autoria.

    ResponderExcluir