Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de março de 2011

Conselho da USP aprova mudanças no programa de inclusão social


A Universidade de São Paulo aprovou na tarde desta quinta-feira, em reunião do Conselho de Graduação, mudanças no vestibular da Fuvest, que dá acesso à universidade. Reunidos desde as 10h, os conselheiros anunciaram mudanças no critério para bonificar estudantes de escolas públicas.
Segundo a USP, o programa de inclusão de alunos de escola pública, o Inclusp, terá um aumento na bonificação dos atuais 12% para 15%. Criado em 2006, o programa garantia uma bonificação automática de 3% para alunos da rede pública, o que não vai existir no próximo vestibular. O novo bônus de 15% será atingido com duas provas seriadas, que somam 5% no exame feito no 2º ano do ensino médio e mais 10% no exame do 3º ano. Para quem realizar a prova apenas no 3º ano, terá o teto de 15%.
Mais decisões dessa reunião serão divulgadas a respeito das mudanças na Fuvest.

2 comentários:

  1. Na época do império brasileiro, a nobreza mandava os seus filhos estudarem na europa, em Coimbra, principalmente. No período da república velha, os barões do café mandavam, também, os seus filhos estudarem naquele continente. Com a queda da oligarquia que dominava o regime republicano de então, foi criada a USP para atender os filhos da classe rica paulista. E assim, continua até hoje essa segregação social em matéria de ensino superior de qualidade, salvo os pouquíssimos abnegados oriundos da rede pública de ensino, que ingressam nessa universidade por méritos próprios.

    ResponderExcluir
  2. Na época do império brasileiro, a nobreza mandava os seus filhos estudarem na europa, em Coimbra, principalmente. No período da república velha, os barões do café mandavam, também, os seus filhos estudarem naquele continente. Com a queda da oligarquia que dominava o regime republicano de então, foi criada a USP para atender os filhos da classe rica paulista. E assim, continua até hoje essa segregação social em matéria de ensino superior de qualidade, salvo os pouquíssimos abnegados oriundos da rede pública de ensino, que ingressam nessa universidade por méritos próprios.

    ResponderExcluir