Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de março de 2011

Mudança de comportamento: ciclistas em São Paulo

Para o senso comum, bicicleta é mais um hobby do que um meio de transporte, um exercício nos fins de semana, perfeita para um passeio pelo Parque do Ibirapuera. Segundo pesquisa do Metrô, no entanto, mais de 70% das viagens feitas diariamente de bicicleta na capital são para trabalhar e pelo menos 214 mil moradores usam esse meio para chegar ao trabalho todos os dias. Se forem levadas em conta outras atividades do dia a dia, como ir para a escola, fazer compras ou ir ao dentista, o índice sobe para 96%. Recreação mesmo, como pedalar pelos parques, responde por apenas 4% das viagens. 

Li neste domingo no Estadão matéria sobre a pesquisa 'O Uso de Bicicletas na Região Metropolitana de São Paulo", de agosto do ano passado. O estudo aponta ainda que a capital tem quatro polos de bikes. Ao analisar os distritos com mais de 2 mil viagens por dia, observa-se que 70% delas estão reunidas em Grajaú (e Socorro), Vila Maria (Vila Medeiros, Tremembé e Jaçanã), Jardim Helena (Itaim Paulista, São Rafael, Itaquera e São Miguel Paulista) e Ipiranga (Cursino e Sacomã).

O campeão de uso de bicicletas é o Grajaú, no extremo sul, onde são realizadas 9 mil e 400 viagens diárias. Essa é a única localidade em que o motivo principal não é trabalho, mas assuntos pessoais como ir ao banco ou ao dentista.

Quadro parecido ocorre na zona leste da capital. Muitos ciclistas ali, no entanto, fazem uso conjugado da bicicleta com outro meio de transporte. Prova disso é que os bicicletários de estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, como Itaim Paulista e Jardim Helena, ficam abarrotados durante quase todo o dia, esvaziando apenas no fim da tarde, quando estudantes e trabalhadores descem dos trens e seguem pedalando para casa.

A utilização na zona norte está relacionada com a grande quantidade de empresas existentes na região da Vila Maria, onde se evidencia o primeiro incentivo para o uso das bicicletas vindo das próprias indústrias a seus funcionários.

Sem dúvida, é possível perceber na cidade uma mudança de comportamento que bem incentivada e com medidas que garantem a segurança dos motoristas pode se tornar uma alternativa para o trânsito da cidade. Infelizmente, um espaço seguro ainda não existe, assim como a cultura de respeito ao ciclista em São Paulo, ma estamos avançando.

Um comentário:

  1. A Rádio Cultura de Santos Dumont-MG, "TERRA DO PAI DA AVIAÇÃO", cidade de 50 mil habitantes, na Zona da Mata Mineira, região de Juiz de Fora, fundada em 17 de agosto de 1948 é uma emissora administrada pela Sociedade Mineira de Comunicação.

    Direção: Sérgio Rodrigues, João Begatti e Carlos Ferreira.

    www.radioculturasd.com.br
    twitter.com/radioculturasd
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97354075

    CULTURA ACONTECE: De segunda/sábado, de 08 às 10, com Jorge de Castro e participações de Sérgio Rodrigues, Carlos Ferreira e João Begati.

    Campeonato mineiro, sábado, 26/03, às 16 horas, direto de Montes Claros, a Rádio Cultura (www.radioculturasd.com.br) transmite Tupi (Juiz de Fora) e Funorte (Montes Claros).

    Leia mais aqui no BLOG:
    www.carlosferreirajf.blogspot.com

    ResponderExcluir