Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ibope: maioria aprova Ficha Limpa, mais da metade não denunciaria corrupção

Pesquisa Ibope feita sob encomenda da Associação dos Magistrados Brasileiros aponta que 85% dos eleitores aprovam a Lei da Ficha Limpa, que barra a candidatura de condenados em órgãos colegiados. Apenas 3% da população disse ser contra a norma. O local onde a lei tem maior apoio da população são as regiões Norte e Centro Oeste: 91%. Entre quem tem ensino superior, o índice de apoio também chega a 91%.
O levantamento apontou que 43% dos entrevistados conhecem casos de políticos que compram votos para se eleger. O índice de eleitores que conhecem pessoas que trocaram votos por benefícios é de 41%. A maioria dos entrevistados, cerca de 85%, declarou não ter disposição para vender votos. No Nordeste, 21% dos entrevistados disseram que venderiam o voto.


Um dado muito importante: a maioria dos eleitores diz que não denunciaria a prática: 54%, contra 41% que disseram que recorreriam a autoridades como a Justiça Eleitoral ou a polícia. Para 73% dos entrevistados, o principal beneficiado pela política é o próprio político.
Ainda de acordo com o instituto, o eleitor, na hora de decidir o voto, leva em conta as propostas de trabalho do candidato: 53%. Os benefícios para o bairro ou a comunidade são levados em conta por 16% e 5% defendem que o candidato traga benefício às suas famílias. A experiência e o partido do postulante são levados em conta por apenas 18% e 1% dos eleitores, respectivamente.


Infelizmente, parcela significativa dos brasileiros ainda desconhece que a política pode ser transformada pelo voto bem praticado, baseado em informações sobre o candidato. Não me espanto com mais da metade dos entrevistados declarar que não denunciaria a corrupção eleitoral, pois não se confia na punição aos criminosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário