Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ibope: maioria aprova Ficha Limpa, mais da metade não denunciaria corrupção

Pesquisa Ibope feita sob encomenda da Associação dos Magistrados Brasileiros aponta que 85% dos eleitores aprovam a Lei da Ficha Limpa, que barra a candidatura de condenados em órgãos colegiados. Apenas 3% da população disse ser contra a norma. O local onde a lei tem maior apoio da população são as regiões Norte e Centro Oeste: 91%. Entre quem tem ensino superior, o índice de apoio também chega a 91%.
O levantamento apontou que 43% dos entrevistados conhecem casos de políticos que compram votos para se eleger. O índice de eleitores que conhecem pessoas que trocaram votos por benefícios é de 41%. A maioria dos entrevistados, cerca de 85%, declarou não ter disposição para vender votos. No Nordeste, 21% dos entrevistados disseram que venderiam o voto.


Um dado muito importante: a maioria dos eleitores diz que não denunciaria a prática: 54%, contra 41% que disseram que recorreriam a autoridades como a Justiça Eleitoral ou a polícia. Para 73% dos entrevistados, o principal beneficiado pela política é o próprio político.
Ainda de acordo com o instituto, o eleitor, na hora de decidir o voto, leva em conta as propostas de trabalho do candidato: 53%. Os benefícios para o bairro ou a comunidade são levados em conta por 16% e 5% defendem que o candidato traga benefício às suas famílias. A experiência e o partido do postulante são levados em conta por apenas 18% e 1% dos eleitores, respectivamente.


Infelizmente, parcela significativa dos brasileiros ainda desconhece que a política pode ser transformada pelo voto bem praticado, baseado em informações sobre o candidato. Não me espanto com mais da metade dos entrevistados declarar que não denunciaria a corrupção eleitoral, pois não se confia na punição aos criminosos.

Um comentário:

  1. Tenho alguns blogs e gostaria de propor a você uma parceria de link,
    tenho feito um trabalho amplo de divulgação com meus blogs de modo que
    aumentando minhas visitas os meus parceiros também estarão recebendo mais
    visitas em seus blogs também,e é uma ótima maneira de estarmos divulgando
    nossos trabalhos,por mim fariamos parceria de todos os meus com o seu,
    mas caso não queira me diga com qual deseja que iremos fazer do mesmo modo,
    um grande abraço,parabéns pelo seu blog e fico no aguardo que aceite a parceria
    São blogs com vários pagerank

    Vida de bombeiro
    Jokes
    Fluzão
    Curiosidades
    Humor
    Curiosity
    Car News
    Informatica
    Science
    Recipes

    ResponderExcluir