Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

São Paulo terá a partir de domingo ciclofaixa de lazer

Depois de muita espera dos usuários de bicicleta, no próximo domingo será inaugurada a primeira ciclofaixa de lazer em São Paulo, que terá 5 km de extensão ligando os parques da Bicicleta, Ibirapuera, e do Povo, na Zona Sul da capital. A ciclofaixa vai funcionar aos domingos das 7h às 12h. A faixa será demarcada na cor vermelha e terá sinalização vertical e faixas para orientação dos motoristas que estiverem circulando nas seis vias por onde ela passa: Alameda Iraé, avenidas Indianópolis, República do Líbano, Hélio Pellegrino, Juscelino Kubtschek e Nações Unidas.

A inauguração contará com a presença do prefeito Gilberto Kassab e o secretário de Esportes Walter Feldman. A expectativa da CET é que de 5 a 10 mil bicicletas utilizem a ciclofaixa aos domingos.

O projeto piloto da Secretaria Municipal de Transportes partiu de uma proposta feita pelo Movimento Nossa São Paulo na comemoração do Dia Mundial Sem Carro de 2007. A proposta original do Movimento, depois apresentado a quatro secretarias municipais (Esportes, Transportes, Verde e Meio Ambiente e Cultura), previa vários circuitos de ciclofaixas aos domingos interligando parques da Juventude (Zona Norte), do Trote, do Piqueri (Zona Leste), e o Vila Lobos (Zona Oeste), entre outros.

O projeto da prefeitura prevê a criação de mais 22 km de ciclofaixas para o funcionamento aos domingos em nove áreas de lazer da capital paulista, que ainda não foram divulgadas. De acordo com a Secretaria de Esportes, 700 mil pessoas usam bicicletas nos fins de semana e 4 milhões não utilizam o meio de transporte por falta de espaço adequado.

É muito importante o benefício que uma ação como essa pode trazer para os moradores da cidade interessados em meios alternativos de transporte e uma vida mais saudável.

Na segunda semana de agosto a Secretaria Municipal de Transportes divulgou que a cidade vai ganhar mais 45 km de circuitos cicloviários em áreas periféricas da Zona Zul, Leste e Norte, em 2010. Fonte: Movimento Nossa São Paulo.

Um comentário: