Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Regularizar ou silenciar: 34 emissoras rádios são fechadas na Venezuela por decisão de Hugo Chávez

A decisão do presidente venezuelano Hugo Chávez que ordenou o fechamento de 34 emissoras de rádio do país levou milhares de pessoas às ruas no fim de semana. A decisão faz parte de uma série de medidas do chefe de estado da Venezuela contra possíveis "abusos" da imprensa. Outras 200 emissoras também podem ser fechadas pelo governo.

Na capital Caracas, manifestantes que se postaram diante da sede da rádio CNB, crítica ao governo Chávez, disseram que a intenção do chefe bolivariano é "transformar a Venezuela em uma nova Cuba". Já o ministro de Obras Públicas, Diosdado Cabello, afirmou que a decisão não teve embasamento político. Segundo ele, as causas para o cancelamento das freqüências decorrem da morte do titular da concessão, renúncia, vencimento da licença sem o devido processo de renovação e improcedência no pedido de mudança de titularidade.

Tantas emissoras em situação irregular por tanto tempo? Não estamos falando de dois ou três casos. No mínimo estranha a maneira como o governo decidiu resolver a questão.

De acordo com a Comissão Nacional das Telecomunicações, cerca de 240 rádios e 45 TVs ainda não entregaram a documentação ao governo e também podem perder suas outorgas.
A informação é da agência AFP.

Um comentário:

  1. Roxane, o pior é que este modus operandi do governo Chaves começa a se espalhar pela vizinhança com afinidade ideológica. Vide o que começa a acontecer no Equador!

    Luiz Alberto Tão - São Paulo - Capital

    ResponderExcluir