Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de julho de 2009

O Brasil está preparado para ter uma mulher na Presidência da República?

A pré-candidata do governo à sucessão presidencial em 2010, ministra Dilma Rousseff, afirmou nesta quinta-feira que o Brasil está preparado para ter uma mulher no comando da nação.
"Sem dúvida o Brasil poderá ter uma presidenta. Não vejo porque o Brasil não tenha (...). O Brasil teve presidente metalúrgico, pode ter presidente negro, pode ter uma presidenta. Acho que o Brasil está maduro politicamente e a sociedade brasileira está madura o suficiente", disse a ministra.

A ministra da Casa Civil deu a declaração após encontro com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, em um hotel na capital paulista. Sem nunca assumir seu interesse em disputar a Presidência da República, Dilma insistiu que o encontro foi entre uma presidente e uma ministra de Estado, não candidata.

Braço direito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff é conhecida por sua fama de exigente gerente do governo, característica que vem lhe rendendo críticas por seu suposto temperamento enérgico. "Mulher é capaz de dirigir, de dar orientações, à sua forma", disse ela.

Bachelet, que visita o Brasil por dois dias, exibe índices de popularidade acima dos 70 por cento meses antes do final de seu mandato. As eleições no Chile ocorrerão em dezembro.

Afirmar que o Brasil está preparado para uma mulher na Presidência da República ao lado de Michele Bachelet sugere uma reflexão e nos desafia. Os brasileiros querem uma mulher no comando da nação para romper barreiras sócio-culturais? Seria um avanço na política latino-americana ainda tão pouco representada pelas mulheres? Que perfil de mulher os brasileiros gostariam de ver no posto máximo da política do país?

Claro, são questões mais genéricas que no calor da disputa se misturam aos aspectos práticos da política nacional como o poder financeiro da campanha eleitoral e, no caso da virtual candidata, o apoio explícito do presidente Lula. Algum fator terá maior peso que este? Ou nem isso será suficiente? Qual a sua opinião?

2 comentários:

  1. Oi Roxane, sou um radialista aposentado.Sou também jornalista.Meu site é o www.ancomarcio.com
    Sou ouvinte da CBN e era seu ouvinte diário.Ficava meio chateado com os comentários de mau gosto do Juca Kfouri spre q vc chegava...Visite meu site que em agosto completa 4 anos...
    ancomtavares@gmail.com
    Morei 13 anos no Rio onde trabalhei na TV Tupi e na Globo...Voltei pra João Pessoa,pois minhas raízes estão aqui.Fui do Pasquim...

    ResponderExcluir
  2. Roxane,

    penso que é complicado dizermos hoje que o Brasil está pronto para ter uma mulher, mesmo porque a ministra Dilma é chamada por todos de candidata - menos ela mesma. Talvez, quando ela abrir o jogo e expor realmente seu objetivo não só para os grandes centros urbanos mas também para aqueles cidadãos do interior (que têm participação fundamental no processo eleitoral mas muitas vezes trocam voto por favores ou presentes, por falta de esclarecimentos) possamos realmente analisar e ponderar se é o momento certo.
    Independente se será homem ou mulher, espero que os candidato eleito leve o país a sério.

    ResponderExcluir