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quarta-feira, 1 de julho de 2009

A avalanche de informações

Essa eu li no https://twitter.com/bluebusbr.

O público se sente confuso e excluído por matérias jornalísticas na mídia tradicional que não explicam o básico sobre as notícias, diz o relatorio 'Public Trust In The News', de pesquisadores das Universidades de Manchester e Leeds, na Inglaterra. O documento foi publicado pelo Reuters Institute for the Study of Journalism.

Segundo Scott Anthony, da Universidade de Manchester, a confiança do público entra em crise quando as pessoas acreditam que os jornalistas estão falando de grupos sociais, áreas ou práticas que eles não compreendem. O estudo também indica que a mídia de massa deixa muitos se sentindo impotentes e inseguros em relaçao a em quem acreditar.

Ao mesmo tempo, a internet ajuda essas pessoas a entender as notícias e dá a elas o sentimento de que podem participar do que está acontecendo - por dar acesso a relatos livres de interesses ou sem a preocupação de serem politicamente corretos e também por permitir entrar em contato com as autoridades.

Segundo os pesquisadores, eles ficaram surpresos com a confiança que as pessoas depositam na internet como um todo e no Google especificamente como a fonte mais segura para entender e analisar. Por outro lado, o relatório destaca que a web deixa algumas pessoas mais confusas do que antes, por conta da quantidade de fontes.

E você como se sente em relação à avalanche de informações diárias nos jornais, revistas, sites, rádios e TVS?

2 comentários:

  1. Pois é, eu até cheguei a falar sobre isso no meu blog (Post "Mídias alternativas". A verdade é que ter um milhão de informações é o mesmo que ter nenhuma. É tanta coisa que a qualidade desaparece por conta da quantidade

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  2. Já cansei de ler esclarecimentos contraditórios sobre o mesmo assunto na net. As melhores fontes são as universitárias!

    Luiz Alberto Tão

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