Total de visualizações de página

domingo, 19 de julho de 2009

Nova gripe: governo britânico divulga alerta para grávidas

Há vários meses que convivemos com essa realidade. A cada dia mais informações e, é claro, com o vertiginoso crescimento do número de casos da doença vem a necessidade de atenção com a saúde dos mais vulneráveis.

O governo britânico aconselha mulheres grávidas e pais com filhos menores de cinco anos de idade que evitem multidões e viagens desnecessárias no transporte público para reduzir o risco de contaminação pela gripe suína. As orientações do governo estão sendo relançadas neste domingo, depois que uma mulher que havia contraído o vírus morreu pouco depois de dar à luz.

Representantes do Royal College of General Practioners, que reúne clínicos gerais, disseram ao jornal britânico The Observer que esta foi uma "reação desproporcionada". O Ministério da Saúde afirma que o conselho é para que os casais planejem a gravidez cuidadosamente, mas que não há qualquer recomendação para adiar a gravidez.

As orientações do Ministério da Saúde se baseiam nas recomendações do Royal College of Midwives, que reúne parteiras envolvidas no acompanhamento pré-natal e nascimento de grande parte dos bebês na Grã-Bretanha. Até agora, 29 pessoas morreram por causa da gripe suína na Grã-Bretanha.

No Brasil, a décima primeira vítima fatal da gripe evidencia, segundo o ministro José Gomes Temporão, que o vírus da nova gripe circula no país. Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, que é do dia 15, foram notificados 1175 casos. Na próxima semana, uma remessa de 50 mil doses do antiviral oseltamivir chegará ao país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário