Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Prefeitura de São Paulo lança Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos

Os cães e gatos de São Paulo terão um cuidado maior com o Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos (Probem). Lançada pela Prefeitura de São Paulo, a iniciativa amplia e descentraliza o atendimento a estes animais domésticos, além de incentivar a sua adoção e conscientizar a população paulistana sobre cuidados necessários. O Probem assumirá as funções de acolhida e doação de animais domésticos, que atualmente são desenvolvidas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O Centro continuará responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais ao homem, recebimento de animais doentes e sem dono, e pelo seu tratamento. Além disso, terá o laboratório reformado.

O Probem foi lançado pelo prefeito de São Paulo e pelo secretário municipal de Saúde. O secretário disse que o mais preocupante é a quantidade de animais abandonados nas ruas. "Precisamos levar essa discussão para a sociedade. Esses animais têm de ser cuidados e não podem ser simplesmente descartados, ou nós criaremos um ciclo insolúvel", defende o secretário. Haverá a ampliação do programa de controle reprodutivo, com o credenciamento de novas clínicas veterinárias. A meta inicial é passar das atuais 41 mil castrações por ano para 100 mil anuais.

O Registro Geral Animal, obrigatório na cidade de São Paulo (Lei 13.131/2001) para cães e gatos, passará a contar com o reforço de um sistema informatizado de registro, já em fase de desenvolvimento, com a utilização de chip eletrônico para facilitar a identificação de animais. A medida é importante para recuperar animais que fogem de casa e também para o controle de doenças e não acarretará em custo adicional para o dono de animais.

Com o objetivo de conscientizar os paulistanos sobre a posse responsável, o Probem promoverá uma campanha publicitária em TV, rádio, revistas e internet cujo tema é "Não abandone aquele que nunca vai abandonar você". (www.prefeitura.sp.gov.br/probem)

Iniciativa fantástica, é o mínimo que se pode falar!

Um comentário:

  1. Roxane:

    Nada contra o programa que beneficia os bichinhos que tanto amamos. Mas, convenhamos, o interesse neles não pode ser primário, mas secundário.

    Afinal de contas, cães e gatinhos não votam, não é mesmo?

    Mas, seus donos votam.

    "Strike" para o prefeito. Não se pode dizer que ele é um homem sem visão política de longo alcance.

    ResponderExcluir