Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de julho de 2009

Após recomendação da OMS de suspensão de aulas, Ministério da Saúde ainda não tem plano para o retorno das aulas

Até o momento, o Ministério da Saúde não divulgou nenhuma recomendação às escolas em relação ao adiamento da volta às aulas como medida preventiva contra a nova gripe suína. A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou nesta terça-feira comunicado dizendo que os países deveriam considerar a suspensão das atividades escolares para controlar a difusão da gripe suína.

De acordo com o porta-voz da OMS, o fechamento de escolas é uma das medidas de mitigação que poderiam ser consideradas pelos países. No entanto, ele salienta que, uma vez que os países enfrentam a pandemia em diferentes níveis e em diferentes momentos, caberia somente a eles considerar quais medidas seriam adequadas. Em artigo publicado numa revista especializada, pesquisadores britânicos disseram que os governos precisam preparar planos sobre quando e como fechar escolas em caso de agravamento da epidemia.

Segundo a assessoria de imprensa do MEC, a pasta está trabalhando em parceria como o Ministério da Saúde. Se houver ações do ministério, elas serão em âmbito federal. As redes estaduais e municipais trabalharão em parceria com suas secretarias de saúde e têm autonomia para decidir que ação tomar. Pode ser que tenhamos de fato que seguir a recomendação e agir em breve.

A assessoria do Conselho Nacional de Secretários de Educação diz que a organização ainda não tem nenhuma orientação específica e aguarda comunicados oficiais dos ministérios da saúde e da educação. Em São Paulo, a gripe suína afetou pelo menos 18 instituições de ensino, que tiveram que antecipar o início das férias de julho.

Segundo a agência sanitária da ONU, a pandemia do vírus H1N1 é a de mais rápido avanço na história. A prioridade agora deve ser o enfoque nas medidas de diminuição de transmissão e na localização de padrões aberrantes de transmissão.

Um comentário:

  1. Você não é mais âncora do CBN noite total. Com o divido respeito a todos qu a sucederam, mas nenhum estava a sua altura. Sendo assim, por onde você anda Roxane Ré? Tenho muita saudades, não da sua maravilhosa voz, mas principalmente do seu alto poder de síntese, raciocínio rápido e exímia inteligência.

    Se estiveres fazando algum programa de rádio, por favor diga-nos para que possamos ter o prazer de ouvi-la novamente.

    Abraços,

    Wagner Zanco

    ResponderExcluir