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quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Qualidade continua sendo o maior entrave para a educação no Brasil

O Movimento Todos Pela Educação lançou relatório anual "De Olho nas Metas – 2010", que traz os dados de acompanhamento das 5 Metas do movimento. O destaque desta edição são as informações exclusivas sobre o aprendizado dos estudantes brasileiros. Neste ano, nenhuma unidade da federação atingiu as metas de aprendizagem para todos os diferentes níveis de ensino. Os dados são preocupantes. 
No Ensino Fundamental, apenas quatro unidades da federação, das 20 avaliadas, superaram todas as metas de aprendizagem em língua portuguesa e matemática, as duas disciplinas avaliadas pela Prova Brasil. Foram os estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Já no Ensino Médio, sete das 20 unidades da federação alcançaram os objetivos propostos pelo movimento nas duas matérias: Paraíba, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Ficaram de fora os dados sobre os estados da região Norte, pois não houve mensuração do desempenho de estudantes da rede particular, dificultando a comparação.
De acordo com as metas intermediárias estabelecidas pelo movimento, 34,2% dos estudantes aprenderam o que deveriam em língua portuguesa no 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental  (a meta era de 36,6%). Em matemática, a meta era de 29,1%, e 32,6% dos alunos atingiram os resultados esperados. No 9º ano (8ª série), o cenário foi diferente: em língua portuguesa, 26,3% dos alunos aprenderam o que deveriam, superando a meta de 24,7% dos alunos com aprendizado desejável. Já em matemática, 14,8% atingiram a pontuação adequada (a meta era de 17,9%). No Ensino Médio, 28,9% dos alunos obtiveram resultado adequado em língua portuguesa (a meta era de 26,3%). Já em matemática, 11% dos alunos conseguiram desempenho satisfatório para a série, e a meta era de 14,3%.
Segundo os dados, é possível concluir que vem ocorrendo uma melhora na qualidade da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, principalmente em matemática. Nos anos finais, o avanço é mais significativo em língua portuguesa. O Ensino Médio, que já apresentava dificuldades, teve avanços tímidos em língua portuguesa e continua com problemas, principalmente em matemática.

Como disse o Ministro da Educação, Fernando Haddad, o Brasil começa a pagar uma dívida histórica com a sociedade. Acredito que o processo de melhoria da qualidade do ensino está apenas começando. A educação no país vai mal em qualquer comparação com outros países. A verba do orçamento destinada à educação ainda é baixa e o próprio ministro admite que os resultados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) demonstram que a área precisa de mais recursos.

A verdadeira transformação na educação do Brasil ainda está por vir e leva tempo!

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