Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A primeira mulher presidente do Brasil subirá a rampa do Planalto

O ano de 2011 começa com uma mulher subindo a rampa do Palácio do Planalto como presidente. Não é pouco. Será um ano de concretização de promessas, de avanço sobre bases estabelecidas, de muitas expectativas e cobranças também.
Dilma Rousseff, eleita com 56 por cento dos votos válidos é a legítima sucessora do governo Lula que termina com aprovação recorde. Deixou o PDT pelo Partido dos Trabalhadores há menos de uma década. O primeiro cargo executivo foi como secretária da fazenda de Porto Alegre em 1988. 
Para os movimentos femininos a eleição de Dilma para a presidência vale mais do que mil campanhas para a igualdade de gênero. Ex-guerrilheira torturada, mãe e avó. Aos 63 anos, superou em tempo recorde um câncer linfático. Passou por quase tudo nessa vida. Agora enfrentará outro grande desafio e parece preparada para tal. 
Confesso que tenho um imenso orgulho em termos uma mulher como presidente do Brasil. Quando jovem tinha um espírito feminista e as questões de gênero me estimulavam a discussões acaloradas na defesa dos direitos da mulher. 
Hoje, enquanto setores da imprensa se preocupam com o cabelo, maquiagem e vestido da posse como se fossem segredo de Estado, penso que uma mulher pode ser dirigente desse país como qualquer homem. E tomara isso sirva de estímulo para que mais mulheres e homens com real desejo de transformar esse país se interessem pela política.
Excesso de otimismo ou não, estou apostando todas minhas fichas nesse ano que se inicia. Feliz 2011 para todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário