Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Para que precisamos de mais vereadores?

Sob forte pressão dos suplentes de vereadores, a Câmara aprovou nesta quarta-feira, em 1º turno, a emenda que prevê a recriação de cerca de 7 mil e 700 vagas de vereador em todo o país. Como a proposta diz que a medida produzirá efeitos "a partir do processo eleitoral de 2008", há o entendimento de que suplentes eleitos ano passado poderão assumir o mandato, até o limite de 7 mil e 700 vagas, após a promulgação da emenda.

A emenda, já aprovada pelo Senado, ainda terá que ser votada em segundo turno na Câmara. Caso ela seja aprovada, o número de vereadores no país pode passar dos atuais 51.748 para até 59.791. Apesar de aumentar o número de vereadores, a proposta reduz os percentuais máximos da receita municipal que podem ser gastos com as câmaras.

O relator da emenda, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) garante que os novos vereadores não terão direito a salários anteriores à sua posse e ressalta que a proposta vai significar redução de gastos. Mas para o deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-SP) a matéria é inconstitucional e acabará sem efeitos práticos. Ouça as opiniões divergentes:

http://www.spallnews.com.br/som.php?codigo=1675

Você lembra desse assunto? Nós realmente necessitamos de mais vereadores no país ainda que isso represente maior ou menor gasto para as casas legislativas? Uma discussão que já foi proposta por políticos corajosos é justamente a redução do número de representantes, tanto no legislativo como no executivo. Eu apoio essa idéia e sou contra a tal PEC dos vereadortes.

Você eleitor, qual a sua opinião?

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Pesquisadores divulgam mais um resultado positivo de pesquisa com células-tronco

Pesquisadores do interior do estado de São Paulo divulgaram nesta semana o resultado de mais uma pesquisa com células-tronco, aquelas que podem se transformar em qualquer tecido humano. Elas foram usadas, com sucesso, no tratamento de uma doença que atinge os pulmões, o enfisema pulmonar. As pesquisas foram realizadas no Instututo de Moléstias Cardiovasculares, em São José do Rio Preto, e na Universidade Estadula Paulista, a Unesp, em Assis.

Os primeiros resultados positivos apareceram nos testes realizados em animais. Depois, o procedimento, considerado inédito, foi testado em três pessoas. As células-tronco foram retiradas da medula óssea e injetadas numa veia do braço. Os estudos mostraram que uma grande parte das células foi diretamente para os pulmões e o estado de saúde dos pacientes melhorou.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Oposição deve impor resistência a novo plano habitacional do governo

Novo plano habitacional do governo Lula é a principal inovação do projeto de Orçamento da União para o ano eleitoral de 2010. Batizado de Minha Casa, Minha Vida, o programa terá R$ 10 bilhões para despesas a fundo perdido, a maior parte destinada a famílias com renda até três salários mínimos. Tomando por base o que já disse a oposição sobre o marco regulatório do pré-sal, o novo plano habitacional do governo Lula deverá enfrentar forte resistência no Congresso. Ouça e faça seu comentário:

http://www.spallnews.com.br/som.php?codigo=1606