Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Deficientes visuais poderão ter acesso à internet

Pesquisadores brasileiros da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em São José do Rio Preto, desenvolveram um sistema para facilitar o acesso de deficientes visuais à internet.

O projeto consiste em um dispositivo capaz de transformar, em tempo real, o conteúdo da web em diferentes sinais do alfabeto Braille, que se elevam e abaixam na superfície de um console .

De acordo com a UNESP, o protótipo da novidade será finalizado até o fim deste mês. Por isso, ainda não há imagens de divulgação de como funciona o sistema.

Na prática, a novidade seria uma superfície "viva" que traduziria as informações exibidas na tela do computador para pontos em relevo do alfabeto Braille.

A idéia por si só já é incrível. Ainda mais interessante descobrir que o sistema foi desenvolvido por pesquisadores do país.

Um comentário:

  1. acho perda de tempo , pois temos hoje varios ledores de tela como o JAWS, NVDA, VIRTUAL VISION e esse tipo de programa nao é mais de grande utilidade , imagina transformar um texto do pc para braille. temos o braille facil q faz ao contrario disso e é antigo deveriam sim fazer uma impressora braille de baixo custo isso seria novidade.

    eu dou aula para meus alunos DVs de informatica faz tempo usando os ledores de tela , hoje ensino os DVs a formatarem os pcs e serem tecnicos em informatica

    estamos em outra geraçao de Dvs precisamos de algo realmente novo

    abraço a todos

    celso_pedagogo@hotmail.com

    ponta grossa - parana

    ResponderExcluir